Bichectomia | Arte Dente - Excelência em Tratamentos Estéticos Odontológicos

Bichectomia

Bichectomia

O que é?

A bichectomia é a retirada parcial ou por completo das bolas de Bichat, que são bolsas de gorduras localizadas entre o maxilar e a mandíbula de cada lado do rosto. Elas não têm função estrutural ou de sustentação, pois é um tecido muito mole – diferente dos demais compartimentos de gordura do rosto. A cirurgia é conhecida como plástica da simetria facial, pois traz ao rosto curvas atraentes com uma aparência mais fina ao redor da boca, realçando as maças do rosto e a linha da mandíbula.

 
Como é feita a cirurgia de bichectomia?

O procedimento é relativamente simples, realizado com anestesia local, em consultório Odontológico. Dura em média 1 hora e não deixa cicatrizes na face, pois a retirada da gordura é feita através de incisões pequenas dentro da boca. A incisão é suturada com dois ou três pontos absorvíveis – não ha necessidade de retirada de pontos.

 

Qual a anestesia para bichectomia?

O procedimento pode ser feito com anestesia local simples.

 

Quanto é possível afinar o rosto?

Estima-se que a cirurgia de bichectomia para ressaltar as maças do rosto pode afinar o rosto em até 70% na espessura, deixando a face com a aparência mais delgada (magra).

 

Onde fica a cicatriz ou corte após a redução das bochechas?

O corte ou cicatriz fica dentro da boca, bem na parte superior das bochechas, perto dos dentes molares superiores. A cicatriz não é perceptível externamente.
 

A redução das bochechas pode alterar a “covinha” das bochechas?

Muitas pessoas não gostam do formato do rosto, porém têm medo de perder as “covinhas das bochechas” após a cirurgia. A “covinha” das bochechas é causada pela inserção dos músculos que fazem a mímica da boca, os quais não são alterados.

 

É possível conseguir um rosto mais simétrico com a bichectomia?

Nos casos em que a assimetria do rosto é causada por diferenças na quantidade da gordura de Bichat, a cirurgia de bichectomia pode atenuar a assimetria.

 

Existe alguma indicação funcional para diminuir a bochecha? O que é a bichectomia funcional?

A bichectomia funcional costuma ser feita em pacientes que com muito volume na região da bola de Bichat, os quais, em função disso, acabam mordendo muito as bochechas. A lesão repetida da parte interna da bochecha, pode causar uma proliferação de bactérias que podem causar mau hálito e doenças da cavidade oral e gengiva. Nesses pacientes, pode haver inclusive formação de caseos amigdalianos (bolinhas brancas que ficam coladas na garganta gerando mau hálito).

 
As bochechas podem voltar a crescer e aumentar de tamanho após a bichectomia?

A tendência das bochechas de crescerem quando ocorre ganho de peso, diminui muito com o procedimento. Entretanto, em casos de grandes ganhos ponderais, elas podem aumentar de tamanho novamente.

 
A bichectomia ou redução das bochechas envelhece? As bochechas podem ficar flácidas após a cirurgia?

A gordura de Bichat não tem função estrutural ou de sustentação, pois é um tecido muito mole, sendo diferente dos demais compartimentos de gordura do rosto, cuja absorção causa o envelhecimento do rosto.

 
A qualidade ou textura da pele pode mudar após a cirurgia?

O procedimento não altera de maneira alguma a qualidade ou textura da pele, pois a bola de Bichat é bastante profunda.

Ocorre com o tempo, uma acomodação dos tecidos, sem qualquer mudança na qualidade da pele das bochechas.

 

Quando posso voltar a fazer exercício ou academia após a bichectomia?

Atividade físicas leves como caminhadas podem ser retomadas após duas semanas. Academia, exercícios de contato, ou mais intensos, são liberados após 3-4 semanas de acordo com a evolução de cada paciente.

 
A cirurgia atrapalha na mastigação?

Não. A redução das bochechas pode inclusive trazer uma melhora funcional, para quem está sempre “mordendo as bochechas” em função do aumento da Gordura de Bichat.

 
Para quem é indicado a bichectomia?

Para pessoas com o formato arredondado de rosto, que não estejam satisfeitas com suas bochechas, e por mais que emagreçam continuam com a face arredondada. O objetivo é deixar o rosto mais harmônico, magro, fino e bonito. Também está indicado para quem morde a bochecha, o que causa lesões doloridas na mucosa bucal. Mesmo pacientes com rosto fino podem ter uma boa indicação para harmonização da face.Outro grande resultado da bichectomia é a prevenção da flacidez que ocorre com a queda da bochecha, em função do peso da gordura de Bichat.

 
Tempo de Recuperação

O tempo de recuperação é relativamente rápido e varia de 3 a 7 dias.

 
Homens podem fazer o procedimento?

Sim! Inclusive a bichectomia é muito comum em homens. O médico deve avaliar, porém, as características do rosto do paciente para manter o formato masculino do rosto.
 

E pessoas acima do peso?

Sim, elas também podem fazer a cirurgia. O único problema é que talvez os resultados não sejam tão evidentes como em pessoas com o peso normal.

 

Benefícios da bichectomia

- Diminui o volume das bochechas;

- Melhora a autoestima;

- Deixa a pessoa mais segura em relação a sua beleza;

- A bichectomia pode trazer uma melhora na mastigação;

- Deixa os traços do rosto mais finos e delicados;

- O resultado após a retirada da bola de Bichat é, na imensa maioria das vezes, definitivo. É muito raro que ocorra aumento da gordura após a sua retirada parcial;

- A redução das bochechas não é um procedimento dolorido;

- Não existe necessidade de curativos, pois os pontos ficam dentro da boca;

 

Contraindicações para bichectomia

Pessoas com problemas de saúde, como doenças infecciosas ativas, são contraindicadas a fazer esse tipo de cirurgia. Além disso, pessoas com uma expectativa irreal sobre o procedimento não devem realizar esse tipo de operação.

 

Possíveis complicações da bichectomia

- Hemorragia;

- Infecção;

- Parestesia (paralisia facial): na região do rosto existem nervos que são responsáveis pela sensibilidade da face que se forem danificados podem causar a paralisia facial;

- Lesão da glândula parótida;

- Lesão do ducto parotídeo (canal da exteriorização da saliva);

- Assimetria facial.

 

Pré-operatório da bichectomia

Além da realização dos exames pré-operatórios (glicemia, coagulograma e hemograma completo) e da avaliação cardiológica, é importante que antes da bichectomia o paciente realize jejum de oito horas.

 
Pós-operatório da bichectomia

O pós-operatório da bichectomia é simples. Normalmente ocorre um inchaço na região, devido ao corte cirúrgico, que pode ser tratado com o uso de compressas de água fria. Caso a incisão tenha sido intraoral, indica-se evitar consumir alimentos cítricos, que podem causar maior desconforto. Além disso, o uso de protetor solar com fator de proteção solar maior do 30 é muito importante. O retorno às atividades normais em geral demora uma semana e a volta das atividades físicas depende da avaliação e indicação do profissional. Evitar a ingestão de alimentos muito duros pelo período mínimo de 48 horas e dar preferência a alimentos gelados para agilizar a recuperação.

 

Resultado da bichectomia

O resultado final só pode ser avaliado após 6 meses da cirurgia, mas muitas vezes com 2 semanas já temos a visualização da melhora do desenho da face. A Bichectomia tem como resultado esperado, o afinamento discreto do rosto, deixando- o com aparência mais harmônica. Pessoas com bochechas maiores podem notar um contraste e afinamento maior. Pessoas com muito excesso de peso podem não ser candidatas a esse tipo de cirurgia.

Agende uma consulta