Lentes de Contato Dental | Arte Dente - Excelência em Tratamentos Estéticos Odontológicos

Lentes de Contato Dental

Lentes de Contato Dental

A técnica dos fragmentos de porcelana, muito conhecida por "Lentes de Contato" é utilizada para pequenos ajustes ou complementos - para alongar ou ampliar a largura e volume dos dentes, além de possibilitar a mudança sem desgaste ou com desgaste mínimo dos dentes. Com está técnica é possível um sorriso harmônico e personalizado.

Dr. Douglas Mattiollo:

Lentes de Contato DentalÉ Cirurgião-Dentista em Caxias do Sul e Porto Alegre, RS - Brasil. Possui graduação em Odontologia. Lentes de Contato Dentais, Implantodontia, Bichectomia, Harmonização orofacial

Já ouviu falar em lente de contato dental?

Pois é, a preocupação com a aparência envolve muito mais que somente dos cuidados com a pele ou cabelos, ou ainda a dieta da moda para garantir o corpo perfeito, mas também envolve algo fundamental: o sorriso. Estamos falando de algo que mesmo os menos vaidosos se preocupam em manter em ordem, e que muitas vezes é fonte de preocupação e também de desejo de mudança. Afinal quem não gosta de poder mostrar um sorriso bonito e perfeito? É uma questão de confiança e também de autoestima.

Diante desse desejo, existe uma série de opções para garantir que ele se torne realidade: tratamentos e procedimentos com objetivo de garantir dentes bonitos e um sorriso invejável, com as mais variadas abordagens e também custos. E uma das inovações mais comentados nos últimos tempos é a lente de contato dental.

Lentes de Contato Dental

 

O que é lente de contato dental?

As lentes de contato dental são facetas ultrafinas aplicadas sobre a superfície do dente. Tratam-se de lâminas de porcelana de 0,2 mm a 0,4 mm de espessura utilizadas para encobrir manchas, amarelados, pequenas fraturas e dentes levemente desalinhados.

Demanda um complexo planejamento

Planejar um sorriso harmônico é mais complexo do que se imagina. Há uma série de fatores envolvidos, como a cor da pele, formato do rosto, espessura dos lábios e a idade. Todos esses fatores são levados em consideração, uma vez que você é o conjunto de todos eles – principalmente o seu sorriso.

Portanto, o dentista não pode colocar a lente nos dentes em apenas uma consulta. Ele precisa entender as expectativas do paciente, examinar a situação de seu sorriso e planejar o curso do tratamento de acordo com a viabilidade e as possibilidades disponíveis dos fatores.

Lentes de Contato Dental

Como funciona a lente de contato dental?

As lentes de contato dentais são feitas sob medida para você e seu sorriso, inteiramente para o formato dos seus dentes e sua boca, por isso pode-se dizer que as lentes são quase como uma digital dos seus dentes.

As facetas são confeccionadas de maneira artesanal por um ceramista da área de prótese dental. Elas são aplicadas após a criação de um molde e também depois da aprovação do interessado, sendo que a colocação é feita em uma única sessão. O uso pode consistir em a colocação em um único dente ou em vários, porém sendo feito normalmente aos pares. Começando dos dentes da frente até o primeiro pré-molar, no máximo.

As lentes são também bastante duráveis e sem qualquer restrição ao consumo de alimentos, cigarro ou café, embora exista a possibilidade do consumo de cafeína e vinho em excesso poder alterar a coloração das lentes já que, após coladas, elas passam a apresentar resistência a desgaste bastante semelhante ao esmalte natural do dente.

Lentes de Contato Dental

 Indicações

  • -Fechamento de espaços (os diastemas);

  • -Aumento do comprimento dos dentes (alongamento);

  • -Aumento de volume (largura);

  • -Dentes desgastados;

  • -Dentes lascados ou quebrados;

  • -Alterações e correções suaves de cor.

 

É um tratamento indolor e pouco invasivo

A colocação das lentes nos dentes exige pouco ou nenhum desgaste, não há a necessidade da temida anestesia.  É um tratamento feito de forma segura, sem grandes operações e que gera resultados visíveis quase imediatos.

Lentes de Contato Dental

 

Qual a durabilidade das lentes?

As lentes odontológicas podem permanecer com o paciente por muito tempo uma vez que a durabilidade esteja relacionada a devida manutenção e também com os hábitos do paciente. Por exemplo, é indicado que o interessado não possua o hábito de morder objetos como lápis e pontas de caneta, ranger os dentes ou roer unhas já que isso encurta a vida útil das lentes. Mas na prática elas podem durar até 10 anos.

Existe o risco das lentes caírem?

Com o avanço da tecnologia dos materiais utilizados, o risco de caírem é extremamente baixo. Se o paciente não tem hábitos como roer unha e morder caneta, e tem uma mordida equilibrada, o risco de cair é praticamente zero. 

Quais os cuidados que devem ser tomados pra não prejudicar as lentes?

O paciente também não deve descuidar da higiene, uma vez que a aplicação das lâminas ultrafinas não protegem contra cáries ou placas bacterianas. Escovação e uso do fio dental além de consultas periódicas ao dentista continuam sendo necessárias para manter a saúde bucal e também a boa aparência.

As principais vantagens das lentes de contato dentais são:

- Transforma a aparência estética.

Normalmente as pessoas procuram o tratamento por estarem insatisfeitas com a cor e a forma de seus dentes, então o procedimento é bastante indicado, mesmo em casos mais difíceis.

- Mantêm cor e brilho.

As porcelanas resistem às manchas e possuem estabilidade de cor, de modo que não sofrem alterações, mantendo a cor e o brilho por todo o tempo.

- Boa aparência.

As facetas deixam um aspecto bem natural e você poderá exibir seu novo sorriso à vontade.

- Durabilidade.

A técnica é garantia de sucesso e resistência, além de ter uma fácil adaptação aos dentes.

- Trata outros problemas como problemas de posicionamento, mudança de formato ou espaço entre dentes.

- Não altera sua alimentação.

A alimentação não necessita de mudanças, apenas aquele cuidado natural ao morder alimentos excessivamente duros, evitando os excessos.

- É indolor

Lentes de Contato Dental

Agende uma consulta